Fortaleza é a segunda capital no País em obesidade

terça-feira, 19 de abril de 2011

A capital cearense só perde para Cuiabá (MT) no percentual de população considerada obesa. Para nutricionista, o fato é uma combinação do consumo de mais comida industrializada e da falta de regularidade nos exercícios físicos. As atividades, para terem efeitos, precisam virar rotina.

image

O fortalezense está entre os brasileiros mais gordos residentes em capitais. Levando-se em conta o Índice de Massa Corporal (relação entre massa corporal e altura), 18,2% dos fortalezenses são considerados obesos. Entre as capitais, Fortaleza só tem menor percentual de população obesa do que Cuiabá (MT), com 18,7%. A média nacional de população obesa é de 15%.

Os números compõem a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. A pesquisa ouviu 54.339 adultos, residentes nas 26 capitais e no Distrito Federal.

O alto índice de obesidade em Fortaleza é puxado pela população masculina. Na Capital, a porcentagem de homens obesos é de 21,7%, enquanto a média nacional fica em apenas 14,4%. Entre as mulheres fortalezenses, o índice de obesidade é de 15,1%, próxima da média nacional entre as mulheres: 15,5%.

Mudança de hábitos

Para a nutricionista Silvana Souto, do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade, o consumo de frutas e verduras tem dado lugar a alimentos de baixo valor nutricional, como fast food e outras comidas industrializadas: “E tem começado em idades muito precoces. Os hábitos são estruturados desde a primeira infância”.

Silvana Souto comenta que as escolas poderiam ajudar na mudança de hábitos alimentares. Mas as cantinas escolares, muitas vezes, fazem parte de redes de fast food. “E a criança termina tendo vergonha de levar fruta, porque o ‘bonito’ é poder comprar salgadinho na cantina”, cita.

Outro fator que contribui para a obesidade é a falta de regularidade de exercícios físicos. As atividades apenas no fim de semana não ajudam tanto. “O peso é sempre um equilíbrio entre alimentação e exercício físico. É um balanço energético”, define Silvana. (Thiago Mendes e Daniela Nogueira)

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
Na pesquisa, foram considerados obesos entrevistados com Índice de Massa Corporal superior a 30 kg/m². O excesso de peso (mais de 25 kg/m²) também é alto em Fortaleza. 52,3% da população está nessa faixa

Fonte: www.opovo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário