Educação Ambiental na Escolas de Granja

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A educação contribuindo para um mundo melhor!

clip_image002[4]Neste sábado passado a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH empresa a serviço do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação de Granja, participou do planejamento escolar das escolas da Sede Rural e Dona Sinhá no município de Granja, com o objetivo de divulgar e orientar sobre o uso de uma Cartilha – CUIDANDO DA BACIA DO COREAÚ, na ocasião os professores puderam conhecer mais sobre o curso do rio Coreaú, como a COGERH realiza as reuniões de alocação d’água, as formas de degradação e poluição dos rios e açudes da bacia.

Aqui no Ceará, que a chuva é pouquinha e só aparece em alguns meses do ano! Por isso guardamos a água que cai, dentro dos açudes, para não desperdiçá-la. E quando não tem açude, usamos cisternas ou poços para conseguir água (cartilha educacional).

A Tecnóloga em Gestão de Recursos Hídricos, Adriana Kamylle Prado Pereira responsável pela apresentação explica que o Ceará tem mais de 90% de seu território no semi-árido, que se caracteriza pela distribuição irregular das chuvas no espaço e no tempo. A cada inverno chove quantidades variáveis, diferentemente distribuídas nas várias regiões. A gestão de recursos hídricos visa por em prática técnicas que permitam obter da utilização desses recursos, um benefício máximo para a coletividade, assegurando paralelamente a manutenção da água por tempo indefinido, em condições de utilização benéfica.
(Cunha et alli, 1980, p.50). A gestão de recursos hídricos é definida como o conjunto de procedimentos organizados no sentido de solucionar os problemas referentes ao uso, controle e conservação dos recursos hídricos. (PLANERH, 1992).

A preservação dos recursos hídricos deve ser trabalhada tendo em vista dois aspectos fundamentais: a integridade do corpo d’água e a sua qualidade. Para garantir esta proteção foram criadas as Áreas de Preservação Permanente ou as APP´S.

A Área de Preservação Permanente é definida como: a área marginal ao redor do reservatório e suas ilhas com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.

Os 128 professores presentes no evento aprovaram a idéia e se colocaram a disposição para trabalhar a cartilha junto com os alunos e buscar uma maior conscientização dos mesmos, assim garantindo uma melhor qualidade de vida futura.

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